Causos da MPB - A feminina Rita


Aproveitando a "onda discoteque" dos anos 70, surgiu no Rio de Janeiro, em 1976, uma casa de show de arregaçar - a famosa Frenetic Dancin' Days. O sucesso foi tremendo a ponto de a Rede Globo promover uma novela com o mesmo nome.

As Frenéticas, grupo que embalava os convidados da boate sendo tanto as garçonetes quanto as animadoras de palco, eram Sandra Pêra (irmã de Marília Pêra), Regina Chaves, Nêga Dudu, Edir de Castro, Lidoka e Leiloca. Uma verdadeira animação no disputado espaço da noite carioca.

O produtor musical da casa era o músico Roberto de Carvalho, que então começava a namorar a roqueira Rita Lee e que fazia as músicas para que as Frenéticas se apresentassem ao público.

O público foi capturado por uma combinação inusitada de humor picante, erotismo nas roupas e nas letras das músicas, ritmo contagiante e uma performance esfuziante no palco. Porém, é de se lembrar que nesta época, o país vivia sob a mão dura dos generais e todas as letras de músicas deviam passar por análise do DOPS. E, ao depararem com uma letra de forte apelo erótico como em "Perigosa", Roberto de Carvalho e Nelson Motta (o idealizador da boate) sabiam que a música seria censurada.

Só que eles, conhecedores de músicas que são, também sabiam que não podiam modificar a letra, pois geraria uma quebra de tudo na melodia de "Perigosa", ainda mais com os gritinhos histéricos e gemidos sussurrantes da canção. Assim, entrou em cena Rita Lee, que por ali passava. Femininamente, propôs:

- Manda a letra "Eu vou fazer você ficar louco, muito louco" e tira o "Dentro de mim".

Sabedores de que mandar letra errada é o pior castigo, os dois bradaram:

- Mas não podemos omitir parte da letra!

- Mas quem disse que vão mandar errado? Só que, em vez de por o "Dentro de mim" no final, põe no início.

O que deveria ficar "Eu vou fazer você ficar louco, muito louco dentro de mim" (e que não passaria, ainda mais sendo cantada por mulheres) virou "Dentro de mim eu sei que eu sou bonita e gostosa". Um olhou pro outro e não tinham mais o que fazer, a não ser por Rita Lee, também, como compositora da melodia.


PERIGOSA
Roberto de Carvalho / Nelson Motta / Rita Lee

Eu sei que eu sou bonita e gostosa
E sei que você me olha e me quer
Eu sou uma fera de pele macia
Cuidado, garoto! Eu sou perigosa

Eu tenho um veneno no doce da boca
Eu tenho um demônio guardado no peito
Eu tenho uma faca no brilho dos olhos
Eu tenho uma louca dentro de mim

Eu posso te dar um pouco de fogo
Eu posso prender você, meu escravo
Eu faço você feliz e sem medo
Eu vou fazer você ficar louco
Muito louco
Muito louco
Dentro de mim



Danilo Meiras

Nenhum comentário: