Estórias




Das histórias da infância, uma que gosto muito é a da Ladeira Santa Rosa, localizada na estrada Pedra Azul – Almenara. Dizia Seu Horácio, um real personagem marcante na cultura almenarense, que ele era motorista de caminhão na época, e que dava carona aos montes pros trabalhadores da região. Numa dessas suas andanças, seu caminhão perdeu o freio justamente na ladeira supracitada. O problema era que a carroceria estava cheia de gente e Seu Horácio já temia o pior, quando gritava pro povo pular de lá.

- Pula, gente! Pula, gente!

Seu Horácio ia gritando ao mesmo tempo em que controlava o caminhão. E a galera toda pulava a fim de salvarem a vida. Menos um. Seu Horácio olhava no retrovisor e via o camarada lá. Gritava, esbravejava, barafustava, e nada do cara sair. Por sorte do destino, do rapaz da carroceria e de Seu Horácio, este conseguiu controlar a direção do caminhão e parou o veículo no acostamento da estrada. O homem saiu arfando como um fera de dentro da boleia:

- Eu não disse pra pular! Por que não pulou? Você queria morrer, cabra?

O rapaz da carroceria só rezava, com uma corrente amarrada na mão, e respondeu:

- Seu Horácio, enquanto eu estiver com meu São Jorge no pescoço, nada me acontecerá.


Quando mostrou a imagem do pingente a Seu Horácio, só existia o cavalo na imagem. Até São Jorge tinha pulado do caminhão.

Danilo Meiras

Nenhum comentário: